Sol e Praia-PB Tur

18-01-2011 22:31


O litoral da Paraíba é paradisíaco. Em 117 quilômetros de extensão, desde a fronteira com o Rio Grande do Norte até os limites com Pernambuco, as praias se sucedem exibindo cenário cinematográfico, tendo a natureza e a tranquilidade como protagonistas principais. São 53 praias, entre selvagens e urbanizadas, todas banhadas por mar verde-azulado.

Toda a faixa do Litoral Sul da Paraíba compõe um cenário deslumbrante, sobressaindo as praias de Barra de Graú, Coqueirinho, Carapibus, Tabatinga, Pitimbu, Jacumã, Barra de Gramame e Praia do Amor. Merece destaque também a sedução da famosa Praia de Tambaba, que atrai visitantes de todas as partes do mundo por contar com o único campo oficial de naturismo no Nordeste brasileiro.

Igualmente fascinante é o Litoral Norte paraibano, a partir da Praia de Intermares até a Barra de Camaratuba, na divisa com o Rio Grande do Norte. Ao longo dessa extensa área, não apenas se sucedem praias de aspecto primitivo ou já urbanizadas, como aparecem construções de notável cunho histórico. É o caso da Fortaleza de Santa Catarina, na cidade portuária de Cabedelo, reconhecido entre os mais importantes monumentos militares subsistentes no Brasil. Também em Baía da Traição há uma reserva indígena da tribo dos potiguaras que é visitação obrigatória. Em Cabedelo, a praia fluvial de Jacaré ganhou fama internacional porque ali o pôr-do-sol é sublinhado pelos acordes do Bolero de Ravel. Em meio às praias urbanas do Poço e de Camboinha, localiza-se Areia Vermelha, um banco arenoso submerso que emerge na maré baixa para deleite de adeptos de piqueniques e luaus.